O governo do Brasil e a Itaipu Binacional levarão mais investimentos para Rio Bonito do Iguaçu, município do Paraná que registrou mortes e grande destruição material após a passagem de um tornado em novembro. O anúncio foi feito pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, e pela ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Durante a visita ao município, Enio Verri informou que, além do que já executou até o momento em Rio Bonito do Iguaçu, a Itaipu está liberando também recursos da ordem de R$ 11,5 milhões para a execução do projeto de estrada de integração até Quedas do Iguaçu, solicitado pelo prefeito Sezar Augusto Bovino como um dos projetos estruturantes no processo de reconstrução.
“Nós estamos vendo aqui o resultado da força da união da população e de muitas entidades que estão trabalhando pela reconstrução da cidade. Solidariedade é a palavra que marca esse Natal aqui em Rio Bonito”, afirmou Enio.
Durante o evento, o diretor-geral Enio Verri fez a entrega oficial de uma caminhonete Mitsubishi para a Associação Água e Vida de Rio Bonito do Iguaçu. O presidente da entidade assistencial, Mauricio Inhaia, agradeceu pelo veículo e disse que será muito útil para o atendimento da associação a mais de 200 famílias assentadas, quatro escolas estaduais, quatro escolas municipais e dois postos de saúde.
A ministra Gleisi disse que, no primeiro momento, o governo do Brasil teve uma ação de resposta, de socorro, para a limpeza da cidade e ajuda para aquisição de materiais de construção. “Agora vamos centrar esforços nesses investimentos. É importante dizer que tudo isso se deve também à força da população em ajudar com mutirão, mas a gente sabe que outras obras maiores, como a construção de prédios públicos, precisam desse apoio governamental”, disse.
Ela afirmou ainda que o evento realizado neste sábado foi uma forma de o governo do Brasil levar um alento ao município, diante de tantas perdas sofridas. “É apenas um símbolo de tudo o que o governo do Brasil tem feito pelo município, mas hoje estamos aqui para ver como a cidade está sendo reconstruída e trazer o nosso apoio e solidariedade à população”, disse Gleisi.
