Pela primeira vez na história, as 350 Apaes do Paraná serão contempladas com kits escolares gratuitos fornecidos pelo Governo do Estado. A iniciativa amplia o alcance da política educacional, que já atende mais de 2 mil escolas estaduais, e garante materiais completos para mais de 56 mil alunos das instituições.
Para incluir as Apaes no programa, o Estado fez um investimento adicional de R$ 3 milhões. Somando toda a rede estadual, o valor ultrapassa R$ 41 milhões, com a entrega de mais de 1 milhão de kits escolares a partir de 2026.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), os kits estão ainda mais completos, com aumento na quantidade de itens e novas capas de cadernos, adaptadas a cada modalidade de ensino.
“O reforço garante material suficiente para todo o ano letivo”, destacou a chefe do Núcleo Administrativo Setorial, Rosyara Juliatto.
Para o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a medida também impacta diretamente o orçamento familiar.
“As famílias podem direcionar esses recursos para outras necessidades”, afirmou.
Distribuição já começou
As entregas tiveram início em Paranaguá, no Litoral, e seguem um cronograma escalonado que alcança todas as regiões do Paraná até fevereiro. A expectativa é que a maioria dos estudantes receba os materiais já no início das aulas, em 5 de fevereiro.
A logística é coordenada pela Seed-PR, por meio dos 32 Núcleos Regionais de Educação, garantindo que os kits cheguem a escolas urbanas, indígenas e à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O que vem no kit?
Os materiais variam conforme a etapa de ensino e incluem itens como cadernos, lápis, canetas, lápis de cor, réguas, colas e transferidores, totalizando até 32 itens por kit.
Compartilhe essa informação e marque alguém que precisa saber dessa novidade! Educação inclusiva transforma vidas.
