Desde que o tornado atingiu as cidades de Rio Bonito do Iguaçu e as comunidades na região Centro do estado, o MST de todo o Paraná tem se mobilizado para contribuir com as famílias de trabalhadores e trabalhadoras que sofreram perdas e prejuízos nesse duro momento.
A solidariedade que marca os camponeses e camponesas também partiu da nossa companheirada do Norte do estado, que contribuiu com mais de 15 toneladas de alimento e com todo o esforço da nossa militância que se faz presente na missão de auxiliar.
O feijão, o arroz, o fubá, os tubérculos, produtos de higiene pessoal e hortaliças foram transportados em dois caminhões. São alimentos produzidos nos nossos lotes de agricultura familiar e nas nossas cooperativas, que carregam o sentimento de irmandade, de luta e de certeza em um mundo melhor.
Entre os companheiros e companheiras que se deslocaram para Rio Bonito, são cerca de 60 pessoas que estão fazendo de tudo um pouco. Ajudar a reconstruir casas, limpar a cidade, produzir cerca de 2.000 marmitas por dia e auxiliar no que se faz necessário.
É um momento de dor, de muitas perdas e de insegurança sobre o futuro. Mas é nesses momentos que a coletividade mostra a sua força, com abraço, acolhimento e partilha na luta para reconstruir a vida de todos e de todas nós.
