A Polícia Ambiental realizou uma apreensão durante patrulhamento aquático no Rio Iguaçu, na área da Represa da Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga, quando flagrou um pescador utilizando equipamentos proibidos em pleno período de piracema.
Segundo a corporação, a equipe avistou uma embarcação de madeira com um único ocupante. Ao perceber a aproximação dos policiais, o homem, de 56 anos, começou a dispensar redes de pesca e peixes que estavam em sua embarcação. Durante a fiscalização, apenas uma das redes foi recuperada, já que as demais afundaram rapidamente devido à profundidade do local.
Nas imediações foram encontradas ainda seis redes de pesca e um espinhel de aproximadamente 380 metros. Posteriormente, na parte externa da residência do suspeito, a equipe encontrou mais 240 metros de redes. Embora haja indícios de que o material pertença ao homem — devido às semelhanças no pano, desgaste e tipo de corda — os itens foram apreendidos sem contabilização no auto de infração.
O pescador foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Pinhão, onde serão adotadas as medidas criminais cabíveis. No âmbito administrativo, a Polícia Ambiental lavrou um auto de infração no valor de R$ 2.520,00.
A piracema, período de reprodução dos peixes, segue com fiscalização intensificada em toda a região.
