O Grupo Especial de Atuação e Prevenção em Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas (Gepclima) do Ministério Público do Paraná constituiu um Comitê de Gerenciamento de Crise para acompanhar de perto a situação dos municípios das regiões Centro-Sul e Oeste do Paraná atingidos por um tornado na noite desta sexta-feira, 7 de novembro.
O grupo reúne integrantes dos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caops) do Meio Ambiente e da Saúde, além de promotores de Justiça da região, em articulação com a Administração Superior e em parceria com as secretarias estaduais. O objetivo é garantir a melhor assistência à população, especialmente nas áreas de saúde e infraestrutura básica.
A equipe acompanha, em conjunto com a Defesa Civil, o levantamento de dados e a elaboração de um protocolo para arrecadação de água e alimentos não perecíveis, atendendo de forma prioritária às demandas mais urgentes, como o abastecimento de água e o atendimento às famílias desabrigadas.
A Administração Superior do MPPR, que esteve recentemente em Guarapuava e região, acompanha de perto a situação, mantendo contato com gestores locais para a definição de ações estratégicas.
