Uma grande operação conjunta das polícias Civil, Militar e Penal do Paraná resultou na prisão de 43 pessoas e na morte de sete suspeitos durante confrontos, na manhã desta quinta-feira (16). A ação teve como alvo uma organização criminosa que atuava como um verdadeiro cartel do tráfico de drogas e também estaria envolvida em roubos na BR-277.
Ao todo, 115 mandados judiciais foram cumpridos, sendo 72 de busca e apreensão e o restante de prisão, em nove cidades paranaenses – entre elas Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Cascavel, São José dos Pinhais, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Laranjal – além de Estância Velha, no Rio Grande do Sul.
Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram em fevereiro deste ano, após o assassinato de um homem em Laranjeiras do Sul, crime motivado por disputas territoriais ligadas ao tráfico de drogas. Com o avanço das apurações, foi descoberto que o grupo controlava a venda de entorpecentes na região, determinando quem podia ou não comercializar, além de impor regras rígidas e punições severas.
“O domínio territorial imposto por essa organização gerou uma série de outros crimes, como ameaças, extorsões e homicídios, tudo para manter o controle sobre o comércio ilícito”, afirmou o delegado Denival Barboza Liandro.
De acordo com a polícia, a estrutura do grupo era hierarquizada e altamente organizada, com comunicação interna controlada e forte disciplina, características típicas de cartéis criminosos.
Além do tráfico de drogas, o grupo também estaria envolvido em roubos na rodovia BR-277, em uma prática conhecida como ‘piratas do asfalto’, onde cargas de produtos legais e ilegais, como drogas, cigarros e mercadorias de contrabando, eram furtadas por criminosos com base em Cascavel.
Durante os cumprimentos dos mandados, sete suspeitos morreram em confrontos com as forças de segurança, sendo quatro em Cascavel e três em Laranjeiras do Sul.
Os nomes dos investigados não foram divulgados.
