Uma operação integrada de fiscalização urbana (Aifu), realizada entre a noite de sábado (5) e a madrugada de domingo (6), resultou na interdição de três estabelecimentos comerciais em Guarapuava. A ação também apreendeu alimentos considerados impróprios para consumo.
Coordenada por forças de segurança estaduais e órgãos de fiscalização municipal, a operação mobilizou 17 policiais militares – incluindo equipes do Choque, K9, 1ª Companhia, Polícia Comunitária e Trânsito –, além de bombeiros, policiais civis, agentes do Departamento Penitenciário (Depen), fiscais da Vigilância Sanitária, do Meio Ambiente, do Procon e da Secretaria de Trânsito (Setran).
Ao todo, sete estabelecimentos foram fiscalizados. Três deles – a boate Panther Girls, a casa noturna Wave e a Adega XV – foram interditados. Outros seis locais receberam notificações ou multas.
Segundo a Vigilância Sanitária, foram apreendidos mais de 17 quilos de alimentos sem procedência clara ou em condições inadequadas de armazenamento, incluindo produtos de origem animal, vegetal, doces e itens à base de farinha de trigo. Também foi recolhido 1,7 litro de bebidas alcoólicas.
As abordagens foram realizadas entre 21h e 3h, abrangendo bares, pubs e casas noturnas da cidade. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 500 pessoas foram abordadas, mas não houve prisões nem apreensões de drogas.
A ação teve apoio do canil da PM e do Depen para revistas em ambientes com grande fluxo de pessoas, como o Metropolitano, onde estavam aproximadamente 300 frequentadores.
A operação Aifu tem como objetivo reforçar a segurança urbana e coibir irregularidades sanitárias, fiscais e criminais em espaços de grande circulação durante os fins de semana.