segunda-feira, julho 28, 2025

Mais de um milhão de alunos voltam às aulas no Paraná nesta segunda (28)

Paraná inicia nesta segunda-feira (28 de julho) o segundo semestre letivo de 2025 com um cenário promissor para os mais de 1 milhão de alunos da rede estadual. O retorno às aulas chega com uma série de novidades: a posse de quase mil novos professores concursados, distribuição de uniformes para estudantes da educação em tempo integral, reforço na climatização das salas e novos embarques para programas de intercâmbio educacional, além da ampliação de iniciativas como o Parceiro da Escola.

“A meta é proporcionar mais qualidade e equidade na educação em todas as regiões do estado. Estamos fortalecendo o pedagógico, valorizando os profissionais e garantindo melhores condições aos nossos estudantes”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

REFORÇO NO QUADRO DOCENTE

O início do semestre marca a chegada de 988 professores efetivos, aprovados em concurso público realizado em 2023, que passam a atuar nos 32 Núcleos Regionais de Educação. Este é o maior número de nomeações em mais de uma década. Com isso, o total de docentes efetivados nos últimos anos ultrapassa 4.500.

Além disso, 2 mil professores terão ampliação da jornada de trabalho, podendo passar de 20 para 40 horas semanais, com impacto direto na melhoria salarial e no vínculo com a comunidade escolar.

A formação continuada também ganha destaque com o envio de 250 professores ao Canadá pelo programa Ganhando o Mundo Professor, e a participação de 2 mil docentes no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), realizado em parceria com universidades estaduais.

UNIFORMES ESCOLARES PARA O ENSINO INTEGRAL

A partir deste semestre, cerca de 80 mil alunos das 408 escolas estaduais com ensino em tempo integral receberão uniformes completos. Cada kit conta com 10 peças — entre camisetas, calças, bermuda, blusa e jaqueta.

“A distribuição garante dignidade, identidade e contribui para a equidade entre os estudantes, além de gerar economia para as famílias”, avalia o secretário.

Desde 2019, o modelo de ensino integral no Paraná quadruplicou de tamanho, com jornada estendida de 9 horas diárias, alimentação completa e atividades pedagógicas expandidas.