Laranjeiras do Sul se uniu a outras 180 cidades do Paraná para a realização da 3ª Caminhada do Meio-Dia, uma mobilização estadual promovida pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), do Governo do Paraná. O ato teve como objetivo conscientizar a população e incentivar transformações culturais urgentes e necessárias para o fim da violência contra a mulher.
Em Laranjeiras, a mobilização partiu da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A caminhada que saiu da Praça do Cinquentenário até a Praça José Nogueira do Amaral, foi um sucesso, reunindo cerca de 200 pessoas, entre representantes de instituições públicas, sociedade civil, estudantes e comunidade em geral.
A Caminhada do Meio-Dia integra a programação oficial do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A data é prevista nos artigos 258 e 259 do Código da Mulher Paranaense (Lei Estadual nº 21.926/2024), que determina a realização de debates, seminários e ações de conscientização sobre o feminicídio.
O 22 de julho foi escolhido como data oficial em memória da advogada Tatiane Spitzner, assassinada pelo marido em 2018, na cidade de Guarapuava, ao ser jogada da sacada do apartamento onde o casal morava. O caso gerou grande comoção e se tornou símbolo da luta contra a violência de gênero no estado.
Com cartazes, faixas e velas, os participantes da caminhada em Laranjeiras mostraram a importância da denúncia, do acolhimento e da implementação de políticas públicas eficazes. Mais do que um ato simbólico, a Caminhada do Meio-Dia é um grito coletivo por justiça, igualdade e segurança para todas as mulheres.