As lideranças das comunidades Kaingang e Guarani da Terra Indígena Mangueirinha informaram que realizarão uma manifestação pacífica nesta terça-feira (20), em protesto pela falta de retorno às solicitações de audiência enviadas à Hidrelétrica ENGIE e ao Instituto Água e Terra (IAT).
O ato acontecerá na ponte sobre o Rio Iguaçu, na Palmeirinha do Iguaçu em Chopinzinho, com obstrução da BR-373 das 9h às 17h. Durante a manifestação, o tráfego será liberado parcialmente ao meio-dia, com fechamento retomado às 14h, e abertura total prevista para as 17h, encerrando o protesto.
Segundo o cacique José Carlos Gabriel, a decisão de bloquear a rodovia foi tomada após repetidas tentativas frustradas de diálogo com a empresa e o órgão ambiental responsável. O protesto, conforme a liderança, é uma medida extrema diante da ausência de resposta e visa garantir o direito ao diálogo e à consulta sobre questões que afetam diretamente a comunidade indígena.
Ainda de acordo com o comunicado, a passagem de veículos de emergência, como ambulâncias, bombeiros e pessoas com necessidade de atendimento médico, será garantida durante todo o protesto.
A liderança indígena reforça que a mobilização será pacífica e poderá ser suspensa a qualquer momento, caso seja marcada a audiência solicitada junto à ENGIE e ao IAT.