Por unanimidade de votos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) manteve a desaprovação das contas de campanha de 2024 do prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski.
O julgamento do recurso de Adelmo, que teve a desaprovação em primeira instância e agora em segunda, foi realizado na quinta-feira (24 de abril) e o acórdão foi disponibilizado nesse domingo (27).
O julgamento de Adelmo foi realizado pelo desembargador Luiz Osorio Moraes Panza, desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani e os desembargadores eleitorais Julio Jacob Junior, Anderson Ricardo Fogaça e Guilherme Frederico Hernandes Denz. Também esteve presente o procurador regional eleitoral, Marcelo Godoy.
Durante a sessão, o advogado Eriton Augusto Popiu, que é contratado pelo prefeito Adelmo e também ocupa um cargo em comissão na Prefeitura de Prudentópolis desde 14 de janeiro deste ano, fez a sustentação oral do recurso. Mesmo assim, os desembargadores mantiveram totalmente a desaprovação das contas, mas reduziram a multa de Adelmo, que era de R$ 7,2 mil e passou para R$ 3.686,99.
A decisão da Justiça Eleitoral mantém a desaprovação das contas e a aplicação da multa contra o prefeito.
Porém, a desaprovação das contas de Adelmo em segunda instância não implica em perda de mandato.