quinta-feira, fevereiro 20, 2025

Quando o poder veste saias - Encontro reúne lideranças femininas do Estado na ALEP/PR

Prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras de todo o Estado estiveram reunidas na Assembleia Legislativa nesta quarta feira dia 19. Já em sua segunda edição, o encontro buscou qualificar tecnicamente essas mulheres que ousaram dar a cara a tapa e ingressar na vida pública para mostrar que também são capazes de transformar as suas cidades.

Espécie de "bendito o fruto entre as mulheres", o presidente da Alep, Alexandre Curi, aproveitou para citar alguns números animadores. Segundo ele, 727 prefeituras do Brasil são hoje chefiadas por mulheres, 64 a mais que em 2020. 

Nas últimas três eleições dobrou o número de mulheres na Câmara dos Deputados, onde agora elas ocupam 91 cadeiras. Especificamente em relação ao Paraná, 150 mulheres se candidataram às prefeituras municipais ano passado e 37 delas foram eleitas, além de terem aumentado sua participação nas câmaras de vereadores para quase 18% das cadeiras.

Empolgada, a procuradora especial da Mulher na Alep, deputada Cloara Pinheiro, focou no crescimento do seminário, que desta feita teve a participação de cerca de 400 mulheres detentoras de mandatos eletivos. "As participantes de hoje vão sair com uma recordação e com ensinamentos, porque aqui, além de motivação, é um evento de inspiração", afirmou ela, ressaltando que a ideia é instalar as procuradorias da mulher em todos os municípios do Paraná nos próximos dois anos - hoje elas existem em apenas 164.

Leandre Dal Ponte, secretária estadual da Mulher, aproveitou para ressaltar a importância dessas procuradorias, sobretudo para os pequenos municípios. "Este evento veio para reforçar a importância de termos o Paraná unido pelas mulheres. Queremos que todas as paranaenses sejam livres da violência, possam construir suas vidas, tomar suas decisões e prosperar", afirmou.

Em tempo: algumas regiões do Paraná, como é o caso do Oeste, não estiveram representadas neste importante evento por nenhuma deputada, pois não as tem. Que esta singela provocação sirva de reflexão para as futuras eleições.