quinta-feira, fevereiro 06, 2025

PF vai investigar atuação do crime organizado no setor de distribuição de combustíveis

A Polícia Federal vai abrir um inquérito para investigar a atuação do crime organizado no setor de distribuição de combustíveis. O objetivo é combater a sonegação fiscal, a lavagem de dinheiro, a adulteração de combustíveis e a formação de cartéis.

De acordo com ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, há indícios de que o crime organizado esteja controlando mais de mil postos de combustíveis no país, além de atuar em refinarias de petróleo e etanol. O ministro destacou que governadores já manifestaram preocupação com essa questão e que o impacto da atuação criminosa no setor afeta diretamente a economia.

Lewandowski afirmou que, além da investigação policial, serão necessárias mudanças legislativas, incluindo ajustes na área tributária. Por isso, o governo espera apoio do Congresso na pauta.

O ministro mencionou ainda que o crime organizado está migrando para atividades legais, o que demanda um esforço conjunto entre diferentes esferas do governo para conter essa infiltração. Por isso, o Ministério da Justiça vai criar um subgrupo permanente para munir de informações as autoridades envolvidas nas investigações.