Quem ama o verão já pode programar o alarme: às 06h20 deste sábado, 21, a estação mais quente do ano dá boas-vindas ao Brasil. A virada marca o fim de uma primavera instável e chuvosa em boa parte do País. A má notícia é que quem pensou que vai 'se livrar' das chuvas, está enganado. Em 2025, a estação solar terá calor, mas os corredores de umidade também trarão fortes tempestades.
Para quem curte essa sensação, o período está mais próximo do que se imagina. O verão no Brasil começa no dia 21 de dezembro de 2024, à 06h20, e termina no dia 20 de março de 2025, à 06h02. Isso significa que, em todo esse período, as terras brasileiras terão dias mais ensolarados e mais longos do que as noites.
As chamadas "chuvas de verão" deverão refrescar boa parte do País durante os próximos meses, mas serão eventos climáticos mais rápidos e dinâmicos. Isso significa que o 'solzão' e o céu azul, característicos do período, também aparecerão para os brasileiros.
No verão de 2025, o 'calorão' insustentável não deve fazer parte da rotina de sulistas e moradores da Região Sudeste. Por conta da falta de fenômenos como o El Niño ou do La Niña nesta temporada, o clima deverá ser mais instável e com menos extremos.
Conforme a meteorologista do INMET, as temperaturas esperadas beiram a média histórica no Sul do País e, mais especificamente, no leste do Sudeste. Segundo Danielle, isso ocorrerá "devido a entrada de frentes frias e formação de corredores de umidade oriundos da região amazônica, que favorecem a ocorrência de dias consecutivos com chuva, amenizando a temperatura.