A prefeitura de Mangueirinha, Sudoeste do Paraná, publicou nesta semana (31), decreto instituindo um programa para contenção de gastos. A medida visa reduzir despesas com imóveis, serviços de telefonia, água e luz, combustíveis, concessão de diárias e viagens.
O decreto prevê que contratos em vigor deverão ser reavaliados e as secretarias municipais terão que reduzir despesas de viagens e execução de horas extras. Manutenção de veículos só ocorrerão sob autorização do prefeito municipal.
Despesas com material de expediente, serviço de correios, ligações telefônicas, consumo de água e energia elétrica e combustíveis também terão que ser cortadas.
Estão suspensas temporariamente novas nomeações de cargos em comissão, novos afastamentos ou cedências de servidores e concessão de licença prêmio. As repartições públicas municipais deverão reduzir ao mínimo o uso de equipamentos de ar condicionado e ventiladores. A impressão de documentos deve ser limitada à quantidade necessária e a utilização de veículos deverá ser otimizada. O decreto vale até o próximo dia 31 de dezembro.