O prefeito Robson Cantu (PSD) publicou um decreto administrativo determinando cortes severos nas contas públicas do município de Pato Branco, inclusive cancelando eventos esportivos que aconteceriam na cidade até o final do ano.
O secretário de Administração, Alaxendro Dal Piva, disse que a medida é normal no final do ano e aconteceria de qualquer maneira, independente do resultado das eleições. “O decreto é uma medida necessária para ajustar o orçamento à Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou em entrevista à imprensa local.
A Secretaria de Esportes foi uma das mais impactadas, tendo que cancelar vários eventos que aconteceriam em Pato Branco até o final do ano. Entre os eventos esportivos cancelados está a 2ª Copa de Ginástica Artística e a participação das equipes do município nos Jogos Abertos de Apucarana. “As medidas são normais e ocorrem em razão da necessidade de ajustar o caixa da Prefeitura e fechar as contas do ano contábil”, lembrou o secretário de Administração.
Entre as medidas determinadas no decreto estão a vedação de licenças e benefícios como licenças prêmios e licenças sem remuneração aos servidores.
Também não haverá mais autorização para viagens de qualquer natureza e contratação de novos servidores até o fim do mandato atual. Foram proibidas a realização de horas extras e pagamento de sobreaviso a servidores municipais.
O prefeito Robson Cantu não comentou o decreto.