O ano de 2024 é daqueles que não favorece quem gosta de um feriado prolongado. Neste segundo semestre quase não há datas com possibilidade de emendas. Nestes últimos quatro meses do ano, setembro, outubro, novembro e dezembro, será apenas um feirado com chance de emenda, o 15 de novembro, que cai em uma sexta-feira.
Neste mês de setembro, o dia da Independência do Brasil, o 7 de Setembro, será em um sábado.
Outubro também tem feriado, o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, no dia 12, também Dia das Crianças, mas de novo será em um sábado, de novo sem emenda.
Novembro tem dois feriados nacionais. O Finados, no dia 2, mas que neste ano coincide com um sábado e o Dia da Proclamação da República, esse sim, num dia da semana, uma sexta-feira, o que emenda para um fim de semana de três dias.
Depois disso, apenas o Natal, que neste ano cai numa quarta-feira, na verdade o pior dia para emendar, já que bem no meio da semana, fica mais difícil cabular dias antes ou depois.
Dos dez feriados nacionais em 2024, só foi possível emendar as folgas em três deles neste ano, o Ano Novo e a sexta-feira da Paixão de Cristo, no dia 29 de março. Ou seja, o ano foi realmente muito pobre em feriados que puderam ter emendas.
E, se você espera que 2025 seja melhor, saiba que não vai. Tirando o Ano Novo e o Carnaval, serão apenas cinco datas com chances de emenda: Sexta-feira Santa (18 de abril, uma sexta), Tiradentes (21 de abril, uma segunda), Dia do Trabalho (1°de maio, uma quinta) e Corpus Christi (19 de junho, uma quinta de novo). O Natal de 2025 vai cair numa quinta-feira.
Os outros feriados nacionais caem em sábados ou domingos.