A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou na manhã desta terça-feira (30) uma operação contra suspeitos de aplicar golpes do falso empréstimo. A organização criminosa era especializada em promover anúncios fraudulentos e o prejuízo gerado, em todo Brasil, pode passar dos R$ 3 milhões.
Nesta terça (30), a PCPR com apoio de policiais na Bahia, Piauí e Mato Grosso do Sul, foi as ruas para cumprir 79 mandados judiciais na operação Fallen Fox. A ação policial envolve a execução de 43 mandados de prisão e 36 mandados de busca e apreensão, além de medidas patrimoniais de bloqueio de bens e valores em contas bancárias e aplicações financeiras.
A organização criminosa criava anúncios fraudulentos em plataformas online, nos quais falsos atendentes se passavam por funcionários de instituições financeiras. Um dos criminosos recebia R$ 60 mil por mês pela criação dos anúncios fraudulentos. As vítimas eram atraídas por promessas de empréstimos com taxas de juros significativamente mais baixas que as do mercado.
A Operação Fallen Fox é um desdobramento da Operação Downfall, realizada
em 4 de maio de 2023 pela PCPR e pela Polícia Federal, com o objetivo
de reprimir o tráfico internacional e interestadual de drogas. Durante
as investigações daquela operação, a PCPR identificou o envolvimento de
alguns membros da organização com golpes de falso empréstimo, o que
motivou a deflagração da Operação Fallen Fox.