Durante a prestação de contas realizada pelo município de Pato Branco, vereadores levantaram preocupações sobre os altos custos com aluguéis para acomodar secretarias e órgãos da administração municipal. O Secretário de Administração e Finanças, Alaxendro Dal Piva, anunciou que o valor gasto com aluguéis ultrapassa R$ 130 mil mensais, resultando em mais de R$ 1,5 milhão ao ano.
Os vereadores Eduardo Albani Dala Costa (REP) e Rodrigo Correia (UNIAO) apresentaram um requerimento ao Executivo Municipal, solicitando um relatório detalhado com os valores dos aluguéis e a duração dos contratos dos imóveis alugados pela prefeitura. Esse requerimento será lido em plenário na próxima sessão de segunda-feira e poderá receber mais assinaturas de outros vereadores.
Espaços importantes como o do Conselho Tutelar, Limpeza Pública, Farmácia Zonal Sul, Secretaria de Saúde, Administração, Administrativo da Secretaria de Educação, Sala de Vacina, Central de Óbitos, Depósito Natal, CAPS II, CREAS, entre outros, utilizam salas locadas pela administração municipal.
Durante a prestação de contas, Dal Piva mencionou que há salas sem utilização no prédio da prefeitura, que estão sem mobiliário, pois a prioridade foi a confecção de móveis para creches e postos de saúde. Os vereadores questionaram essa justificativa, apontando que há mobiliário nos imóveis atualmente ocupados pela administração municipal e que os mesmos poderiam ser utilizados.
O debate sobre a utilização eficiente dos recursos públicos e a
transparência nos gastos com aluguéis continua a ser uma questão central
para a administração pública, que deve-se buscar garantir a otimização
dos espaços e a economia dos recursos públicos.