quinta-feira, junho 13, 2024

MP abre investigação para apurar produção e envio de vídeo contra greve de professores a pais de alunos da rede estadual do Paraná

O Ministério Público do Paraná instaurou uma investigação para apurar o envio de vídeo contra greve de professores a pais de alunos da rede estadual, por parte da Secretaria de Educação do Paraná (Seed). A informação foi confirmada nesta quarta-feira (12).

A investigação será conduzida pela 5ª Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público de Curitiba e buscará informações relacionadas à produção até a distribuição do material.

"Averiguar as circunstâncias do custeio, da produção e do envio, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, de vídeo encaminhado a pais de alunos da rede pública estadual de ensino", diz trecho de nota encaminhada pelo MP.

O que diz o vídeo divulgado

O vídeo, sem autoria, fala em manifestações repletas de violência e que os filhos e filhas estariam em risco. Assista acima.

De acordo com a APP-Sindicato, que representa os trabalhadores da educação pública, foram feitos dois disparos de mensagens com o vídeo.

Um deles no dia 28 de maio, quando a categoria já havia anunciado a paralisação, e o outro no dia 1º de junho, dois dias antes do início da greve após tramitação de projeto que pretende terceirizar parte da gestão de cerca de 10 % das escolas estaduais do Paraná.