domingo, junho 02, 2024

Mais de 15 emendas serão apresentadas nesta segunda (3) ao projeto que pode privatizar escolas

O projeto de lei que pode privatizar a a gestão administrativa de escolas do Paraná deve ser votado em plenário nesta segunda-feira (3 de junho). Pelos menos 18 emendas serão apresentadas ao texto original, com ajustes, retirada e inserção de pontos, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).

Antes da votação, o projeto será apreciado na Comissão de Educação. À tarde, serão duas sessões para votação de todos os deputados. As emendas serão apresentadas no segundo turno, na sessão extraordinária.

O programa Parceiro da Escola será instalado mediante consulta pública junto à comunidade escolar. O texto afirma que a remuneração das empresas contratadas será estabelecida de acordo com a média de custo de referência da rede e observará a disponibilidade orçamentária.

De acordo com o governo, a ideia é expandir, por meio da Secretaria de Estado da Educação, o programa a partir de 2025. O Programa Parceiro da Escola, afirma o governo, possibilita que diretores e gestores se dediquem ao desenvolvimento de metodologias pedagógicas, treinamento de professores e acompanhamento do progresso dos alunos.

GREVE

Por conta do projeto, professores estaduais começam uma greve também na segunda-feira (3). Conforme a APP-Sindicato, a pauta da paralisação também inclui o pagamento da data-base deste ano e o zeramento das perdas salariais dos educadores.