quinta-feira, junho 20, 2024

Conselho Regional de Medicina do Paraná faz alerta sobre os riscos de uso anabolizantes

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), juntamente com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional do Paraná (SBEM-PR), Associação Médica Brasileira (AMB) e diversas entidades da área médica, divulga nesta sexta-feira, 14, carta de alerta contra o uso de hormônios para fins estéticos e de performance, ou seja anabolizantes. A “Carta de Curitiba” traz luz à preocupante situação e a necessidade de uma intervenção abrangente para se discutir o problema de saúde pública.

Anabolizantes e riscos cardiovasculares

“Os riscos cardiovasculares do uso prolongado de esteroides anabolizantes incluem hipertensão arterial, aterosclerose prematura, infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC), além de outros problemas cardíacos graves. Os impactos psicológicos também são sérios, com aumento da agressividade, depressão, ansiedade e outros distúrbios psiquiátricos, bem como uma correlação significativa entre o uso de esteroides e o aumento da violência e criminalidade”, destaca o documento.

Anabolizantes no fígado

“No fígado, o uso contínuo de esteroides pode causar danos severos, incluindo hepatite tóxica, insuficiência hepática e câncer hepático. Além disso, os usuários de esteroides anabolizantes correm maior risco de infecções, incluindo hepatites virais e HIV, abcessos e infecções graves por compartilhamento de seringas de produtos de uso veterinário e por contaminação de produtos manufaturados em laboratórios clandestinos.”

A carta aponta para a necessidade de que a sociedade civil organizada reúna esforços para minimizar o uso indevido de esteroides anabolizantes, como a elaboração de campanhas de educação e conscientização, iniciativas que passam por agentes como a imprensa, autoridades públicas, entidades representativas, entre outros.

Acesse a carta completa AQUI