segunda-feira, maio 06, 2024

Unicentro assina parceria com Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu

Unicentro é uma das universidades estaduais do Paraná que firmou parceria com a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em uma iniciativa que tem foco no desenvolvimento de projetos de extensão em sustentabilidade.

O termo de cooperação foi assinado na última sexta-feira (3 de maio), em cerimônia realizada na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na solenidade, além dos reitores das sete universidades estaduais paranaenses, também estavam os diretores da Itaipu e do Parque Tecnológico; o secretário de Ciência, Tecnologia Ensino Superior, Aldo Nelson Bona; representantes de outras instituições de ensino superior; e autoridades federais e estaduais.

O Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial no Paraná e Mato Grosso do Sul é apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e tem como objetivo fomentar a curricularização da extensão nas instituições de ensino superior, além de incentivar a produção de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável.

A iniciativa prevê um aporte de R$ 24 milhões – recurso que vai beneficiar mais de 200 municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul, financiando 200 projetos de extensão universitária e concedendo bolsas-auxílio para estudantes de graduação e para professores.

PROPOSTAS

Com a assinatura do termo de adesão, as propostas poderão ser enviadas a partir de segunda-feira (6), exclusivamente pela internet. O prazo de submissão encerra no dia 2 de junho.

Os projetos devem estar alinhados com, pelo menos, dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os planos de trabalho serão avaliados nos temas agricultura familiar; extensão rural e agroecologia; comunidades indígenas; educação ambiental; energias alternativas; gestão de bacias hidrográficas; gestão de resíduos sólidos; piscicultura; plantas medicinais e fitoterápicos; e saneamento rural e urbano.

O  edital  prevê que o prazo para a execução dos projetos é de, no máximo, um ano. As propostas podem contemplar entre dois e quatro alunos e um professor coordenador. Além da concessão de bolsas, também há previsão de apoio para aquisição de recursos tecnológicos.