Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS conquistou a aprovação do projeto de um curso de Educação Especial Inclusiva, por meio do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR Equidade, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com a aprovação, a Universidade ofertará o curso, como segunda licenciatura, para professores em atuação e licenciados que tenham interesse na área, a partir de agosto de 2024.
Conforme o projeto do curso, que teve a elaboração coordenada pelo professor Derlan Trombetta, serão ofertadas 150 vagas, distribuídas em três turmas de 50 estudantes cada, nos campi da UFFS em Chapecó (SC), Erechim (RS) e Laranjeiras do Sul (PR). Ele terá duração de quatro semestres, totalizando 1.200 horas, e será na modalidade presencial, com até 40% da carga horária destinada a atividades a distância. As aulas presenciais ocorrerão em três turnos semanais, nas sextas-feiras nos períodos da tarde e noite e nos sábados pela manhã.
Segundo a professora Sonize Lepke, que coordenará o curso, o edital do processo seletivo deverá ser publicado entre os meses de maio e junho. As aulas iniciarão no mês de agosto de 2024 e se estenderão até junho de 2026.
MATRIZ CURRICULAR
De acordo com o projeto do curso, a matriz curricular, composta por 25 componentes curriculares, terá quatro eixos formativos. O primeiro eixo percorrerá os fundamentos epistemológicos da educação especial inclusiva e seus movimentos histórico, social, político e normativo, determinantes e imprescindíveis na constituição do currículo.
No segundo eixo será trabalhado o ensino colaborativo na educação
especial inclusiva, pensando as especificidades do público da educação
especial no contexto da docência e equipes de apoio ao processo das
aprendizagens escolares.