Complexo do Idoso, localizado no Parque das Araucárias, é um projeto pensado para fornecer bem-estar à pessoa idosa. Ainda em obras, o local possui capacidade para atender cerca de mil pessoas. Um dos pontos de destaque da construção é a instalação de um sistema de energia solar.
“O Complexo do Idoso é uma obra que reflete o motivo de Guarapuava ser uma das cidades brasileiras reconhecidas como Amiga dos Idosos. E, pensando nisso, temos nos empenhado para garantir um local com conforto, qualidade e sustentabilidade para os nossos idosos. Então, a instalação dos painéis solares é um passo significativo para o nosso compromisso em termos uma cidade alinhada com a sustentabilidade e o uso de energias renováveis”, comentou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
A estrutura conta com piscina aquecida, área para pilates, atividades físicas e esportes, espaço de cuidados com a beleza, meditação, espaço para cursos e oficinas, um cinema, salão de festas, refeitório, além de biblioteca. Além disso, foi realizado o planejamento de acessibilidade para todas as áreas.
Para que todas as atividades do Complexo do Idoso sejam executadas, há a necessidade do uso de energia elétrica. Assim, pensando na maior sustentabilidade, 350 painéis solares fotovoltaicos, de 545W (Watts) e 2 inversores de 75kW (quilowatt) foram instalados no local.
Cada uma das placas solares geram, em média, 22 mil kWh (quilowatt-hora) no período de um mês. O Complexo do Idoso é o primeiro prédio público de Guarapuava a instalar este sistema de produção de energia desde o início da obra, além de ser o maior em potência produzida.