O governador Carlos Massa Ratinho Junior escolheu, nesta quinta-feira (21), o promotor Francisco Zanicotti como o novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR). Ele liderou a votação interna para comandar a instituição no biênio 2024-2026. O decreto 5.277/2024 já foi publicado.
A listra tríplice com as indicações do MPPR foi entregue a Ratinho Junior no último dia 18 de março pelo atual procurador-geral, Gilberto Giacoia, quatro dias depois da eleição interna. O governador tem a atribuição de indicar quem será o novo chefe da instituição entre os nomes que compõem a lista formada pelos três candidatos mais votados pelos membros do MPPR.
Quem é o novo PGJ?
Zanicotti é promotor de Justiça desde 1996 e foi presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP). Também atuou nas Promotorias de Justiça de São Miguel do Iguaçu, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, União da Vitória, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Curitiba e exerceu, ainda, as funções de promotor-corregedor, coordenador executivo da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos (Subadm) e diretor-secretário da Procuradoria-Geral de Justiça.
Em 2022, já havia sido o candidato mais votado na eleição
interna para PGJ, quatro votos a frente de Gilberto Giacoia. Na
ocasião, porém, acabou preterido pelo governador do Paraná, que optou
pela recondução de Giacoia.