A instituição é a primeira do Paraná e representa um marco para a educação. A Escola Municipal Bilíngue de Instrução em Libras, professora Jaqueline Fontoura Santos, vai possibilitar o ensino qualificado de Língua Brasileira de Sinais e a inclusão de alunos com deficiência auditiva
Garantindo o acesso à educação de qualidade para todos os alunos da rede, na manhã desta sexta-feira (15), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou a inauguração da Escola Municipal Bilíngue de Instrução em Libras, professora Jaqueline Fontoura Santos. A instituição é um marco para a educação do Município, e um modelo para todo o Estado. Esta é a primeira unidade municipal bilíngue de instrução em Libras do Paraná.
“Hoje é um dia de alegria. Estamos muito felizes com as conquistas que conseguimos realizar, principalmente na educação. Cabe a nós, ao prefeito, ao secretário de Educação, a toda a nossa equipe de educadores, professores e servidores da educação, fazerem a mudança que o mundo precisa. E estamos aqui hoje com esse projeto maravilhoso. Mais uma vez, estamos inovando e transformando a educação de Guarapuava, levando qualidade e acessibilidade para todos os nossos alunos. E isso não seria possível sem um time que quer, que acredita, e que sabe que nós podemos fazer sempre o melhor com a educação em nosso Município”, evidenciou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
A Escola Municipal Bilíngue de Instrução em Libras é uma unidade de ensino regular e segue as diretrizes curriculares do Município. Entretanto, todo o conteúdo que é ensinado na Língua Brasileira de Sinais, a Libras, é um componente curricular diversificado e é aplicado com a Língua Portuguesa escrita. Fazendo refeições, recreio e algumas oficinas juntos, os estudantes também têm momentos de socialização com os alunos ouvintes típicos da escola vizinha.