sexta-feira, fevereiro 02, 2024

Novo presidente do TRE adia julgamento que pode cassar mandato de Moro no Senado

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Sigurd Roberto Bengtsson, anunciou o adiamento do julgamento que pode cassar o mandato de Sergio Moro (União Brasil) no Senado Federal. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quinta-feira (1), logo após assumir o cargo.

Na última terça-feira (30), o relator do processo, desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, liberou o caso para julgamento.

De acordo com Bengtsson, é necessário esperar que a Corte do TRE-PR esteja completa para o julgamento.

“Embora a iniciativa de antecipar o julgamento seja louvável, sabemos que não daria tempo para isso ocorresse na sessão da próxima quinta-feira (8). É necessário aguardar alguns trâmites, como a homologação dos três candidatos [à composição do TRE-PR] e, também, a indicação do senhor presidente da República. O nosso regimento interno exige que haja posse desse novo jurista, então temos que aguardar os ritos”, disse.

Questionado pela imprensa, o presidente do TRE-PR disse acreditar que, “em cerca de 20 dias”, será possível marcar o julgamento novamente.

“O relator está preparado, já estudou processo, então é questão mesmo de entrar na pauta”, concluiu.

Processo de cassação

Em dezembro ao ano passado, o Ministério Público Eleitoral (MPE) defendeu a cassação de Moro No entendimento dos procuradores, houve uso “excessivo de recursos financeiros” no período que antecedeu a campanha eleitoral.

O senador é alvo de ações protocoladas pelo PT e pelo PL, que acusam Moro de abuso de poder econômico pela suposta realização de gastos irregulares no período de pré-campanha para a Presidência da República