Morreu em Guarapuava, na região central do Paraná, o empresário, escritor e historiador Nivaldo Passos Krüger, aos 94 anos. Ele foi deputado federal, deputado estadual e suplente de senador pelo Paraná.
Nivaldo faleceu em casa na madrugada desta quarta-feira (14), segundo familiares.
Com grande parte da vida dedicada à política, Nivaldo também foi prefeito e vereador de Guarapuava.
Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre horário e local de velório.
Trajetória
Seu Nivaldo, como era conhecido, era natural de Canoinhas (SC), mas se mudou ainda na infância para o Paraná, com a família.
Nivaldo entrou na política em 1958, quando foi eleito vereador de Guarapuava.
Como prefeito, exerceu três mandatos - de 1964 a 1969, 1973 a 1976 e 1983 a 1986.
Entre 1971 e 1974, se elegeu deputado estadual do Paraná. Na Câmara dos Deputados, em Brasília, exerceu mandato de 1979 a 1983.
Como senador, teve uma atuação rápida. Assumiu em dezembro de 2002 a vaga deixada por Roberto Requião, na época eleito governador do Paraná, e deixou o cargo no fim de janeiro de 2003.
Em Guarapuava, foi o primeiro presidente da Associação Comercial e Empresarial da cidade (ACIG) e ocupava a Cadeira 28 da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC).
Krüger foi, ainda, criador da Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico da América Latina, fundador da Associação dos Municípios do Paraná e presidiu a Associação Brasileira dos Municípios.
Como escritor, produziu obras sobre a história de Guarapuava, além de
pesquisas sobre o papel de câmaras legislativas e do Poder Executivo.