segunda-feira, fevereiro 05, 2024

Com Traiano e Freitas em pauta, Assembleia retoma sessões nesta segunda-feira

 Com os deputados Ademar Traiano (PSD) e Renato Freitas (PT) em pauta, as sessões na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) serão retomadas nesta segunda-feira (5). Às 14h30, no Plenário, haverá a Sessão Solene com a leitura da mensagem do Poder Executivo, contendo um balanço das atividades do Governo de 2023 e uma síntese das metas programadas para o exercício político-administrativo em curso.

O presidente da Casa, o deputado estadual Ademar Traiano, segue no centro das atenções, após as informações sobre o processo em que ele confessou que pediu e recebeu propina de Vicente Malucelli, empresário que tinha um contrato de prestação de serviço com a Assembleia Legislativa. O deputado Renato Freitas representou contra Traiano no Conselho de Ética e uma definição para o prosseguimento ou não do caso, por uma possível quebra de decoro parlamentar, ficará para os próximos dias.

Já Renato Freitas deve ter nos primeiros meses de 2024 a definição sobre o caso em que foi representado no Conselho de Ética por Traiano, por ter chamado o presidente da Casa de corrupto durante sessão no ano passado.

A deputada estadual Ana Júlia (PT), que faz parte do Conselho de Ética da Alep, apresentou voto divergente do relator, o deputado estadual Matheus Vermelho, e pediu a absolvição de Renato Freitas (PT) no processo por quebra de decoro parlamentar, por ter chamado o presidente da Casa, o deputado Ademar Traiano (PSD), de corrupto. Vermelho queria levar ao plenário a votação para que o petista recebe uma advertência por escrito. Com o voto divergente de Ana Júlia, houve pedido de vista do deputado Do Carmo para avaliar as justificativas de Ana Júlia e, assim, uma decisão sobre o caso deve ficar apenas para 2024.

O presidente do Conselho de Ética, deputado Delegado Jacovós, destacou que com pedido de vistas de Do Carmo uma decisão fica só para 2024. "Como houve um voto longo por parte da deputada Ana Júlia, aconteceu o pedido de vistas do processo. Teremos sessões apenas amanhã ou depois e, assim, não daria mais tempo para votar neste ano, ficando a decisão para 2024, assim que retornar o recesso", explicou.

Presença do governador?

A tradicional mensagem inaugural é prevista na Constituição Estadual e a expectativa é pela presença do Governador Carlos Massa Ratinho Junior no início da segunda sessão legislativa da 20ª Legislatura, que marca os 170 anos do Parlamento Estadual. O ato histórico de instalação da primeira Assembleia Legislativa Provincial do Paraná foi em 15 de julho de 1854.