Paraná é o estado brasileiro com o maior consumo de cigarros eletrônicos. Nos últimos seis anos, 4,5% da população adulta passou a utilizar os dispositivos. É isso que aponta o novo levantamento do Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria, feito em meio à consulta pública da Anvisa para ouvir a sociedade sobre a regulamentação dos dispositivos.
A farmacêutica e consultora da BAT Brasil, Alessandra Bastos, alerta sobre os riscos dos chamados vapes, que são ilegais no país. "Em todo o Brasil, o consumo teve alta de 600%. O estudo concluiu que, aproximadamente, 2 milhões e 900 mil brasileiros tem o hábito de fumar o cigarro eletrônico. Em 2018, o número chegava a 500 mil fumantes. Mesmo se posicionando contra o fumo, a farmacêutica, que já trabalhou na Anvisa, defende a regulamentação urgente dos dispositivos". Para ela, a proibição não funciona.
Outros estados que lideram o ranking são o Mato Grosso do Sul, com 4% da população, e o Distrito Federal, com 3,7%. A pesquisa foi realizada entre julho e outubro de 2023, em todas as regiões brasileiras, em áreas urbanas de municípios com mais de 20 mil habitantes.