O Hospital Regional de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, passará a atender em especialidades cirúrgicas, beneficiando a população dos 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde. A iniciativa foi viabilizada pela incorporação de 52 novos leitos cirúrgicos que serão habilitados a partir de 1º de fevereiro. A expansão do número de leitos aumenta a capacidade total da unidade para 112 estrategicamente distribuídos: 72 destinados à clínica cirúrgica, 30 para clínica geral e 10 leitos de UTI geral.
O termo que formaliza o início dos serviços cirúrgicos especializados foi assinado pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto, nesta quinta-feira (25). Esses procedimentos serão distribuídos entre ortopedia e urologia, permitindo, ainda, a realização de cerca de 400 cirurgias eletivas por mês, por meio do Programa Opera Paraná. O foco em eletivas visa reduzir as listas de espera, oferecendo tratamento rápido e eficaz aos pacientes, aprofundando a estratégia de regionalização dos serviços de saúde.
REFERÊNCIA - Gerido pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), o Hospital Regional de Guarapuava foi inaugurado em 2020 para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a pandemia, a unidade assumiu posição de referência para o tratamento de Covid-19 no Centro-Sul do Paraná. Passado o período mais grave, os leitos exclusivos para os casos da doença foram desativados e o hospital iniciou a fase de atendimentos gerais. Desde então, soma mais de 2 mil atendimentos.
"Temos grandes projetos para o Hospital Regional e essa implementação de novos leitos é mais uma etapa cumprida neste direcionamento. Nossa meta é seguir reforçando essa estrutura para providenciar cada vez mais acesso ao atendimento na região", avaliou o diretor-presidente da Funeas, Marcello Machado.