sexta-feira, dezembro 29, 2023

Surpresas esperam motoristas nas novas praças de pedágio do Paraná – Descubra o que muda em 2024

A cobrança dos pedágios nos novos contratos do Paraná está prevista para iniciar no final de fevereiro de 2024 para as rodovias que fazem parte do Lote 1 e no início de março de 2024 para as rodovias do Lote 2. Essas datas estão programadas para serem um mês após as respectivas assinaturas dos contratos, que ocorrerão em 26 de janeiro e 2 de fevereiro de 2024.

Lote 1

As rodovias que integram o Lote 1 dos novos pedágios no Paraná abrangem um total de 473 quilômetros e incluem trechos em diversas regiões, como:

  1. Curitiba e Região Metropolitana: Essas áreas são importantes centros urbanos e econômicos do estado.
  2. Guarapuava, na região Central: Guarapuava é uma cidade significativa na região central do Paraná.
  3. Ponta Grossa, nos Campos Gerais: Ponta Grossa é uma das principais cidades nos Campos Gerais, região conhecida por sua importância agrícola e industrial.

As rodovias específicas dentro deste lote incluem:

  • BR-277
  • BR-373
  • BR-376
  • BR-476
  • PR-418
  • PR-423
  • PR-427

A cobrança de pedágios no Lote 1 está prevista para começar no final de fevereiro de 2024.

Lote 2

Para o Lote 2 dos novos pedágios no Paraná, as rodovias integrantes somam uma extensão total de 605 quilômetros e abrangem diversas regiões importantes do estado. Estas incluem:

  1. Curitiba e Região Metropolitana: Áreas centrais e economicamente significativas do Paraná.
  2. Litoral: Regiões costeiras, importantes para o turismo e comércio marítimo.
  3. Campos Gerais: Uma região estratégica para a agricultura e indústria.
  4. Norte Pioneiro: Região conhecida por sua história e desenvolvimento econômico.

As rodovias específicas dentro deste lote são:

  • BR-153
  • BR-277
  • BR-369
  • PR-092
  • PR-151
  • PR-239
  • PR-407
  • PR-408
  • PR-411
  • PR-508
  • PR-804
  • PR-855

A cobrança de pedágios no Lote 2 está programada para iniciar no início de março de 2024.

Vencedoras

As empresas vencedoras dos leilões dos Lotes 1 e 2 dos novos pedágios no Paraná ofereceram descontos significativos nas tarifas por quilômetro rodado.

  • Para o Lote 1, o Grupo Pátria, vencedor do leilão, propôs um desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro rodado. Este desconto representa um valor 65% menor do que a tarifa por quilômetro rodado que seria cobrada se o Anel de Integração ainda existisse, ou 54% menor do que a última tarifa por quilômetro rodado cobrada.
  • Para o Lote 2, o Grupo EPR, que arrematou o lote, ofereceu uma redução que resulta em uma tarifa por quilômetro rodado 56% menor comparado ao que seria cobrado caso o antigo Anel de Integração estivesse em vigor.