A festa da virada do ano nas areias das praias do Litoral do Paraná
terá muita gente e as tradicionais queimas de fogos. Nesta semana as
prefeituras divulgaram como será a festa.
Matinhos prepara uma programação para moradores e turistas. Quem estiver na cidade poderá se divertir com o Trio Elétrico que ficará em Caiobá, em parceria com a TVCI.
Pontal do Paraná
O
ano de 2024 também será recebido com uma grande queima de fogos em
Pontal do Paraná. A Prefeitura contratou um show pirotécnico a partir da
meia noite do primeiro dia de 2024. Os fogos serão instalados nos
principais centros da cidade, Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema,
Shangri-lá e Pontal do Sul.
SEM ESTAMPIDOS....
''Os fogos de artifício escolhidos são os que não emitem estampido, cumprindo integralmente com as determinações da legislação vigente, que proíbe o uso deste tipo de artefato. O espetáculo na virada de ano deve durar cerca de 10 minutos e irá iluminar o céu de Pontal na chegada de 2024.
Fogos Silenciosos e Autistas
De acordo com a Associação Brasileira de Pirotecnia (Assobrapi), esses artefatos seriam mais bem descritos como “fogos de artifício com ruído reduzido”, a principal diferença se refere ao nível de decibéis. Os fogos com estampido sonoro ultrapassam a emissão de 150 decibéis, marca superior aos decibéis liberados pelas turbinas de avião (aproximadamente 110 dB).
Por sua vez, os fogos sem estampido emitem uma quantidade muito inferior, que não chega a 80 decibéis.
Conforme a OMS, a poluição sonora se refere à exposição a sons acima de 85 decibéis por um longo período de tempo. Os fogos sem estampido sonoro, portanto, não se enquadram na referida situação e não agravam a sensibilidade auditiva de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), crianças, idosos e animais.
Segundo a Assobrapi, os ruídos provocados pelos fogos com estampido
sonoro se assemelham a explosões e, por isso, são estrondosos. Já os
fogos sem estampido proporcionam dois tipos de sons: o primeiro se
refere à emissão do disparo inicial, e o segundo chama-se ruído de
abertura, uma explosão de pequena proporção provocada pelo rompimento da
cápsula que gera os efeitos luminosos. Vale mencionar que a existência
de ruídos, tanto nos fogos com estampido quanto nos fogos sem estampido,
deve-se à utilização de pólvora.