Campus da UTFPR Guarapuava inaugura na próxima terça-feira (21 de novembro), às 11h, o escritório do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Wood Tech. O objetivo do espaço é apresentar formas de utilização sustentável e renovável da madeira engenheirada, o que pode tornar a região de Guarapuava um polo de construções com esta tecnologia no Paraná.
Além de UTFPR e Unicentro, o espaço contará com a parceria do Cilla Tech Park, da Prefeitura de Guarapuava, UEL, UEM E UFPR com um investimento de mais de 2,6 milhões em recursos da Fundação Araucária. O evento ocorre durante a programação do 5° Encontro Estadual de Parques Tecnológicos.
MADEIRA ENGENHEIRADA
A madeira engenheirada tem sua origem de floresta de manejo, plantadas para fins comerciais e que retiram CO2 da atmosfera. Dessa forma, segundo a proposta, o recurso será mais sustentável e renovável se comparado aos demais materiais como o concreto e o aço.
Outra vantagem é com relação a sua resistência, já que o controle de qualidade desta madeira é maior nas fábricas, além da praticidade de utilizar um material mais leve que facilitará a fase de execução das obras.
Os proponentes do Napi são o diretor do Campus Guarapuava da UTFPR Marcelo Granza, os professores da Unicentro, Rodrigo Ribeiro e Everton Hilig, e o conselheiro do Cilla Tech Park, Paulo Alvim.