Prefeitura de Guarapuava, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma campanha de prevenção e conscientização, referente ao Dia Mundial de Luta Contra o HIV e a AIDS, que é lembrado em 1 de dezembro.
A equipe do SAE distribuiu panfletos, preservativos internos e externos, autotestes para HIV e informações sobre os serviços oferecidos, como o teste rápido de HIV/AIDS, sífilis e hepatites B e C, assim como métodos de prevenção.
“É importante falar mais sobre o serviço do SAE para que as pessoas saibam que existe um espaço onde são realizados gratuitamente todos os testes (hepatites B e C, sífilis e HIV). Hoje nós também fazemos parte do Proadi-SUS, o que possibilita realizar também testes de clamídia e gonococo (gonorréia), que são ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)”, explicou a coordenadora do SAE, Ângela Maria de Camargo.
Hoje é possível fazer a prevenção e também o tratamento destas infecções. O SAE está disponível para que a população realize os exames, que devem ser feitos com frequência.
Além do uso de preservativo, atualmente existe a PEP que é uma medicação pós exposição, para o caso de ocorrer uma relação sexual desprotegida. Em até 72 horas, é possível tomá-la para evitar a contaminação.
Também há a PrEP, que é uma medicação de pré-exposição, de uso contínuo ou sob demanda, que impede a contaminação pelo HIV, mesmo em relações sem preservativo ou com o rompimento deste.
“O HIV não é a AIDS. É possível, com a medicação, controlar o vírus para que ele não prejudique o organismo e não evolua para a doença propriamente dita. Com o tratamento, o vírus se torna uma doença crônica estável e que pode deixar o paciente indetectável. O indetectável é igual a intransmissível, ou seja, o paciente portador não transmite mais a doença”, comentou Ângela.