quarta-feira, novembro 01, 2023

Período de Piracema começa e pesca de espécies nativas fica proibida por 4 meses no Paraná

A Piracema ou período de defeso, começou nesta terça-feira (1º) e segue até o dia 28 de fevereiro de 2023. neste período a pesca fica proibida.

A medida ocorre na época de reprodução de peixes, quando os eles sobem as correntezas para a desova. O objetivo é impedir a pesca predatória e contribuir com a preservação das espécies.

O desrespeito ao período da piracema está sujeito a punições previstas em lei, com detenção que pode chegar a três anos e multa de até R$ 100 mil.

O QUE É PERMITIDO?

Pesca amadora esportiva, na modalidade "pesque e solte", com a utilização de anzol sem fisga, desde que o praticante porte carteira de pesca amadora emitida por órgão competente.

Pesca de subsistência, praticada por pescador artesanal ou população ribeirinha, com finalidade de consumo doméstico ou escambo sem fins lucrativos, desembarcado ou em barco a remo, utilizando exclusivamente apetrechos do tipo caniço simples, linha de mão e anzol, sendo vedada a comercialização e o transporte do pescado.

Entre as espécies protegidas no período estão bagre, dourado, jaú, pintado, lambari, mandi-amarelo, mandi-prata e piracanjuva.

Segundo o instituto, ficam de fora da restrição espécies consideradas exóticas, introduzidas no meio ambiente pelo homem, como bagre-africano, apaiari, black-bass, carpa, corvina, peixe-rei, sardinha-de-água-doce, piranha-preta, tilápia, tucunaré e zoiudo.

O mesmo se aplica para espécies híbridas, resultantes do cruzamento de duas espécies.

A restrição é uma medida anual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).