segunda-feira, outubro 23, 2023

Mortandade de peixes preocupa em São Jorge D’Oeste

Toneladas de peixes, tilápias e também e espécies nativas, estão morrendo em decorrência de possível embolia gasosa.

Uma alta mortandade de peixes na Piscicultura Tedesco (Alpha Fish), em São Jorge D’Oeste, tem chamado a atenção de toda a região. A empresa calcula que deverá fechar em 400 toneladas de peixes retirados de seus tanques até a próxima semana.

A provável causa, segundo especialista da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) é embolia gasosa.

A Adapar fez uma ampla pesquisa e verificou que no mês de outubro de 2022, aproximadamente 74.889 tilápias e peixes nativos foram encontrados mortos nos tanques-rede da Piscicultura Tedesco Ltda no Rio Iguaçu, totalizando 15 toneladas de biomassa. A Adapar foi acionada para coletar amostras e investigar o ocorrido, que coincidiu com chuvas intensas e a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica Salto Osório.

Em julho de 2023, a Tedesco Piscicultura Ltda notificou uma nova mortandade, desta vez com cerca de 24.000 tilápias, resultando em 4,5 toneladas de biomassa, durante um período chuvoso, com relatos de abertura de comportas da Usina Salto Osório. Durante a fiscalização, parâmetros de oxigênio da água apresentaram mudanças significativas, e a embolia gasosa foi apontada como possível causa da mortalidade.

Em outubro de 2023 mais 120.516 tilápias mortas, totalizando 52,8 toneladas de biomassa. As mudanças climáticas, abertura das comportas da usina e sinais de embolia gasosa continuam sendo fatores suspeitos.