sábado, outubro 07, 2023

MEC prevê novo curso de Medicina para Francisco Beltrão

O governo federal autorizou a abertura de 95 novos cursos de medicina em 1.719 municípios do País, ou seja, haverá concorrência para receber a gradução. O edital para a obtenção de autorização de funcionamento de cursos de medicina foi lançado na quarta-feira, 4.

O Paraná terá quatro novos cursos de Medicina para sete regionais de saúde consideradas aptas a receber o curso: Francisco Beltrão, Paranavaí, Cornélio Procópio, Ponta Grossa, Jacarezinho, Ivaiporã e Apucarana, que deverão concorrer dentro das normas do edital para ver quais serão os quatro contemplados.

- Publicidade -

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) avalia que a medida é importante para o fortalecimento do SUS e para a melhoria do acesso da população à saúde. “A população nos cobra muito e precisa mais médicos. Em algumas regiões há dificuldade de atendimento, de fixação de médicos em regiões mais remotas, mais periféricas. O edital não só amplia a oferta do curso de Medicina, mas tem um conjunto de critérios que visa fixar o médico nestas regiões e também no SUS para atendimento gratuito para a população”, disse.

De acordo com ele, o edital foi um passo importante, agora cabe às instituições de ensino apresentar bons projetos. “Tenho certeza que em pouco tempo a população já vai sentir essa mudança. Um curso de Medicina eleva a região como um polo de educação, gerando desenvolvimento econômico e social, porque é uma atividade que envolve muito recurso financeiro.”

Segundo  o professor Claudemir José de Souza, diretor da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão, serão considerados critérios técnicos como números de hospitais, número de leitos, carência de médicos na região, credenciamento dos municípios no programa Mais Médicos, quantos médicos de fora do País, do Mais Médicos, estão atuando na região, ou mesmo brasileiros formados no exterior que atendem a região.

“Formamos há mais de um ano um grupo de trabalho que vem se empenhando neste sentido, encabeçado justamente pela Prefeitura Municipal, através do prefeito Cleber Fontana, que designou o vice-prefeito Antônio Pedron, que arregaçou as mangas junto comigo para a gente juntar toda essa documentação e fazendo viagens a Brasília para apresentar Francisco Beltrão e região a necessidade que a gente tem de fato de ter mais um curso de Medicina.”

Apoio político

Ele destacou a importância dos apoios políticos, além do prefeito Cleber, do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), assim como do deputado Wilmar Reichembach (PSD) e a deputada Luciana Rafagnin (PT). “Assim como a articulação fundamental do deputado federal Zeca Dirceu, que me acompanhou algumas vezes no Ministério da Educação, Ministério da Saúde, bem como ele mesmo esteve em contato com os ministros apresentando as necessidades e demandas da região Sudoeste do Paraná.”

O que diz o edital para novos cursos de Medicina

Cadastramento das propostas: De 17/11/2023 a 8/1/2024. Divulgação e homologação do resultado final: 23/8/2024, com prazo para recurso das IES.

Serão consideradas habilitadas nesta fase as mantenedoras (instituições de ensino) que demonstrarem capacidade econômico-financeira para implantação do curso de Medicina.

Outros requisitos que devem ser apresentados: projeto pedagógico de curso de graduação em medicina; plano de formação e desenvolvimento da docência em saúde; plano de infraestrutura da instituição de educação superior; plano de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do sistema único de saúde do município e/ou da região de saúde do curso de medicina; plano de implantação de residência médica; e plano de oferta de bolsas para alunos. Entre outros requisitos.