A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa foi lançada durante o “Paraná que Cuida – Criança, Gestante e Pessoa Idosa”. No evento realizado em Cascavel, no oeste do Paraná, também foram apresentados os novos modelos de cadernetas para as crianças e gestantes.
No caso da caderneta dos idosos, os profissionais da saúde poderão fazer anotações de registros de uso de medicamentos, de hospitalizações, quedas, cuidados com a saúde bucal e até informações sobre convivência social e familiar. Dados que podem contribuir para um maior controle sobre doenças e agravos e reduzir as incapacidades e dependência do paciente.
Na caderneta das crianças a intenção é trazer informações que permitam um acompanhamento integral desde o nascimento até os nove anos de idade. Uma das novidades é a inclusão de uma escala que auxilia na identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças de 16 a 30 meses. Na nova caderneta da gestante, além de informações sobre exames, consultas e plano de parto, também há um campo para acompanhamento da saúde mental materna durante o período do puerpério.
O
secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destaca que os documentos
são voltados para registros de informações, acompanhamento e
desenvolvimento da saúde.s
três versões vão ser distribuídas em unidades de saúde de todos os 399
municípios do estado. Elas devem ser preenchidas pelos profissionais
durante o atendimento médico.