terça-feira, agosto 01, 2023

Laranjeiras do Sul - Animais na pista representam grande perigo para motoristas e passageiros

 


 Cavalos soltos na rua Paraná colocam em risco motoristas e pedestres , a irresponsabilidade de alguns proprietários de animais , que podem sim ser responsabilizados por acidentes ou danos que estes animais causem a terceiros. 

É possível que você já tenha visto algum animal solto nas ruas da cidade ou próximo a ela,  Cenas como essa, não deveriam, mas são muito comuns nas ruas de Laranjeiras do Sul . Por serem vias de tráfego rápido, a presença de bichos na pista representa um risco muito alto para motoristas e passageiros, além do próprio animal, que não pode se defender em casos de atropelamento.

Cavalos, bois e vacas são comuns de serem encontradas em propriedades rurais, o que não pode ocorrer é que estes animais deixem os locais onde vivem e sigam soltos nas ruas da cidade. Muitas vezes, eles fogem por conta da fragilidade e ineficiência das cercas das propriedades. Fora dos locais em que estão acostumados, os animais perdem a referência do ambiente e ficam desorientados.

O barulho e movimentação intensa das ruas são fatores que podem assustar ainda mais o animal e, na tentativa de escapar deste ambiente estranho, podem ser atropelados, causar prejuízos financeiros ou acidentes.

CRIME e responsabilidade...

Quando identificados, proprietários ou detentores de animais podem responder, civil e criminalmente, pelos danos que eles causarem a terceiros em acidentes nas rodovias. Dessa forma, é importante lembrar que os animais devem permanecer em local seguro, dentro dos limites da propriedade, por meio de cercas apropriadas para esta finalidade.

O QUE FAZER AO ENCONTRAR UM ANIMAL NA PISTA

Os usuários que se depararem com um animal solto na pista devem seguir algumas dicas para sua segurança:

 Ao avistar um animal à frente, reduza a velocidade;

  • Nunca buzine ou jogue luzes dos faróis para não assustar o animal;
  • Feche os vidros do veículo ao passar perto de animais de grande porte;
  • Se for necessário ultrapassar, siga por trás dos bichos;