A Polícia Civil (PC) da 14ª SDP cumpriu nove mandados de busca e apreensão contra jovens de classe média com idade entre 18 e 23 anos. De acordo com a PC, os jovens estão envolvidos em fraudes eletrônicas em Guarapuava. A Operação Express Card investiga clonagem de cartões bancários, invasão de aplicativos e sites de e-commerce. Cerca de 30 policiais participaram da operação nesta quarta (9) que contou com apoio do Núcleo de Operações com Cães (NOC).
Durante as investigações, a PC informou que dois criminosos acabaram presos em flagrante quando retiravam produtos em uma loja de departamentos. As compras haviam sido feitas com cartões de outras pessoas. Com o aprofundamento da operação, a PCPR descobriu que mais membros atuavam nas fraudes e usavam mecanismos para dificultar as identificações. Cada compra fraudulenta variava de R$ 2 mil a R$ 3,6 mil.
Conforme a polícia, "as fraudes praticadas suspeitas consistem basicamente em fazer compras com dados de cartões de crédito bancários obtidos por meio de ataque de enumeração. Bem como, invasões de aplicativos e sites de e-commerce". A partir dos dados das vítimas, a polícia disse que os jovens faziam compras de eletrônicos, roupas e artigos de luxo.
Além disso, eles também compravam bebidas e outros objetos que eram entregues na cidade. Por fim, as investigações apuram a participação de outros envolvidos. Bem como a prática de crimes relacionados com as aquisições e movimentações financeiras dos alvos.