sexta-feira, julho 07, 2023

Unidade mais antiga da PM, Regimento de Polícia Montada completa 144 anos

O Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio”, unidade da Polícia Militar do Paraná, completou 144 anos nesta sexta-feira (30), com uma solenidade na sede do RPMon, em Curitiba.

EQUOTERAPIA – Além da atuação preventiva e ostensiva, a Cavalaria da Polícia Militar oferece um programa de equoterapia, serviço que há mais de 20 anos já auxiliou 5 mil famílias. Ele prevê atendimento às crianças e adolescentes na recuperação e minimização de sequelas e problemas de saúde por meio de um serviço psicológico gratuito que envolve a utilização de cavalos (treinados para essa função), que interagem e facilitam o desenvolvimento dos alunos em aulas práticas feitas no Regimento.

O secretário ressaltou o papel social desenvolvido pelo Regimento. “A Cavalaria conta com esse serviço que beneficia as pessoas em maior vulnerabilidade de forma gratuita. A equoterapia demonstra a preocupação da Polícia Militar com a população paranaense, principalmente com nossas crianças e jovens”, destacou.

HISTÓRIA – O Regimento de Polícia Montada é a unidade mais antiga da Polícia Militar do Paraná, e sua história é entrelaçada com a história de formação do Paraná. Foi no cerco da Lapa, episódio sangrento da Revolução Federalista (1893-1895) que apresentou ao Brasil a força dos policiais militares paranaenses.

A unidade primeiro foi classificada como esquadrão, mas em 1955 passou a denominar-se Corpo de Polícia Montada, composto por dois esquadrões convencionais, um de metralhadoras e uma banda de clarins. Já em 1968 passou a chamar-se Regimento de Polícia Montada com a denominação de coronel Cândido Dulcídio Pereira, conservando na maior parte do seu plantel viaturas automecanizadas, restando naquele tempo apenas um esquadrão de polícia montada.

Em 7 de junho de 2006, com a edição do decreto nº 6.733, o RPMon foi desmembrado com a criação do 20º Batalhão de Polícia Militar e passou a contar com quatro esquadrões de Polícia Montada e a desempenhar suas atividades utilizando, exclusivamente, o processo de policiamento hipomóvel em todo território paranaense.