No distrito do Guairacá, em Guarapuava, a dona Maria Eli da Silva (Mara) e seu marido Mário Poczynek ganham a vida com a agricultura. O milho e o feno são suas principais produções, mas recentemente o casal resolveu diversificar ainda mais e, com o apoio da Secretaria de Agricultura, começaram uma plantação de lavanda em um terreno de propriedade que até então estava inutilizado.
A ideia surgiu após uma conversa entre os agricultores e o secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro, e foi possibilitado a partir do programa “Vida Rural”, que engloba um amplo aspecto de projetos e busca dar suporte aos produtores em seus negócios.
A viabilização do plantio de lavanda pelo casal de agricultores se deu a partir de duas ideias de comercialização: a venda de óleos essenciais, extraídos da lavanda, a mercados da região, e o turismo. O plano de Mara e Mário é acrescentar atrativos para desenvolver o lugar, receber turistas e monetizar o lavandário.
Enquanto aguardam o pleno desenvolvimento das lavandas, Mário e Mara continuam no cultivo das outras produções. O caso deles é um incentivo aos outros agricultores da região que querem obter uma renda extra ou até mesmo apenas diversificar sua produção.