O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), Artagão de Mattos Leão, morreu na manhã deste domingo. Ele estava no Maranhão e não há ainda informações sobre a causa da morte.
O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), Artagão de Mattos Leão, 75 anos, morreu na manhã deste domingo, 30 de julho. Segundo as informações preliminares, ele estava passando uma temporada no Maranhão.
O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior destacou o papel de Artagão no cenário político. “Artagão sempre foi um homem público muito dedicado e que marcou o seu nome na história do Paraná e do Tribunal de Contas, que exerce um papel fundamental para a sociedade. Meus sentimentos a todos os familiares e ao meu amigo Artagão de Mattos Leão Junior nesse momento difícil”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O governador em exercício Darci Piana também lamentou a morte. “Artagão ficou mais de 30 anos no Tribunal de Contas, sempre com uma conduta séria, honesta e transparente. Grande conhecedor da gestão pública, deixará um legado imenso para o Estado do Paraná”, afirmou.
Não há informações sobre a causa da morte. Uma fonte conta que Artagão tinha algumas comorbidades, como diabetes e problemas cardíaco, mas as circunstâncias da morte ainda não foram informadas.
Artagão deixa quatro filhos, entre eles o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Júnior. Ele tinha 75 anos e se aposentou do TC em outubro de 2022 compulsoriamente. Foi presidente do TC por dois períodos, de 1996 a 1998 e no biênio 2013-2014.
Mattos Leão nasceu em Inácio Martins, na região Centro-Sul do Paraná. Ele foi deputado estadual por nove anos, entre 1983 e 1991 — pelo MDB. Em junho deste ano, voltou ao MDB ao assinar a ficha de filiação. Mattos Leão tinha demonstrado a pretensão de voltar à política e disputar o cargo de prefeito de Guarapuava na eleição de 2024 ou deputado federal em 2026.
Nosso sinceros Pêsames aos amigos e familiares