A investigação foi coordenada pelo Núcleo Regional do GAECO/Foz do
Iguaçu e teve início no final do ano de 2020, sobre procedimentos
licitatórios realizados pelo Município de Foz do Iguaçu entre os anos de
2018 e 2019, a partir de informações de que servidores públicos
estariam envolvidos com empresários locais, para fraudar certames
públicos procedidos pela Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de
Foz do Iguaçu (obras de drenagem – prevenção de alagamentos, calçamento e
pavimentação).
As ordens foram deferidas pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca
de Foz do Iguaçu/PR e executadas nas residências de 7 investigados,
incluindo um servidor público, além da sede de 4 empresas e na sede da
Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu (Secretaria Municipal de Obras de
Foz do Iguaçu, Diretoria de Licitações e Contratos, Diretoria de
Mobilidade Urbana e Drenagem, vinculada à Secretaria Municipal de
Planejamento e Captação de Recursos), buscando o recolhimento de
aparelhos celulares, documentos, computadores, valores em espécie e
objetos ilícitos em poder dos investigados, para auxiliar na apuração de
investigação.
Os valores dos contratos sob investigação do GAECO por suspeita de
fraudes, firmados pelo Município de Foz do Iguaçu, somam a quantia
global (valor contratado e respectivos aditivos) de R$ 10.249.954,00
(dez milhões, duzentos e quarenta e nove mil, novecentos e cinquenta e
quatro reais)