Procuradorias da Mulher do Paraná fazem nota de repúdio à conduta de vereador de Foz do Jordão
A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná emitiu nesta quarta-feira (14) uma nota de repúdio à conduta do vereador Antônio dos Santos, da Câmara Municipal de Foz do Jordão, que na sessão do dia 05/06/2023, proferiu ataques verbais, referindo-se a vereadora e Procuradora da Mulher, Noreci Claro, de maneira ofensiva e desrespeitosa.
A nota é assinada pela procuradora especial da Casa, deputada Cloara Pinheiro (PSD), juntamente com outras 53 procuradoras municipais da mulher de todo o estado. “Manifestamos nossa solidariedade a parlamentar Noreci Claro e esperamos que o vereador faça publicamente pedido de desculpas e que sofra as sanções políticas cabíveis, por tão agressiva fala”, afirma Cloara Pinheiro.
A vereadora e Procuradora da Mulher, Noreci Claro, formalizou a denúncia junto à Procuradoria Especial da Mulher da Casa, e o órgão encaminhou a denúncia ao Fluxo de Violência de Gênero, que consiste em oficiar o Ministério Público por meio da coordenaria das Promotorias de Justiça Eleitorais e a Câmara Municipal de Foz do Jordão. A vereadora também fez um Boletim de Ocorrência diante do fato e apresentou vídeos que registram a situação.
A Procuradoria da Mulher ainda pede para que seja oferecida denúncia em face da postura equivocada do vereador.
A presidente do diretório estadual do Progressistas, deputada estadual Maria Victoria, reagiu ao posicionamento do vereador de Foz do Jordão, que é do partido. A parlamentar determinou a emissão de nota de repúdio e o envio do caso à Comissão de Ética do Partido para as devidas providências, podendo resultar na expulsão do vereador.
Confira a nota na íntegra:
NOTA DE REPÚDIO
A PROCURADORIA DA MULHER DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ, órgão que tem por objetivo combater todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres, manifesta repúdio à conduta do vereador Antônio dos Santos, da Câmara Municipal de Foz do Jordão, que na sessão do dia 05/06/2023, proferiu ataques verbais, referindo-se a Vereadora e Procuradora da Mulher Noreci Claro, de maneira ofensiva e desrespeitosa.
As ofensas proferidas foram repugnantes. Em nenhuma esfera de poder deve-se aceitar que comportamentos agressivos às mulheres sejam considerados naturais. Estes devem ser sim punidos de maneira rigorosa, de acordo com a lei, principalmente daqueles que exercem funções públicas que deveriam zelar pelo humanismo e pelo respeito às mulheres, em atos e palavras.
Assim, não vamos aceitar sob qualquer hipótese que, em nome da liberdade de expressão, um representante do povo dispare qualquer ofensa publicamente, faltando com o decoro que o cargo requer. A fala do Vereador revela e incentiva a cultura violenta que agride e ofende a todas as mulheres.
A Rede de Procuradorias da Mulher atua em mais de 115 Câmaras Municipais do Paraná e como tem feito em inúmeras oportunidades, não deixará de se manifestar e repudiar quaisquer manifestações que promovam o desrespeito e a violência contra as mulheres.
Manifestamos, por fim, nossa solidariedade a parlamentar Noreci Claro e esperamos que o vereador Antonio dos Santos faça publicamente pedido de desculpas e que sofra as sanções políticas cabíveis, por tão agressiva fala.
