quarta-feira, maio 24, 2023

Quedas do Iguaçu - Vereadores gastam 53mil em Diárias

Os 13 vereadores da Câmara Municipal de Quedas do Iguaçu, na Região Centro-Sul do Paraná, município com cerca de 32 mil habitantes, gastaram a “bagatela” de R$ 53 mil com diárias em 2022, segundo o Portal da Transparência. 
 
O prefeito e sua tropa de choque na câmara parecem não estar satisfeitos: tramita na Casa o projeto de autoria do executivo 024/2023, que estabelece aumento em itens da tabela. Ainda não há previsão de quando a matéria será votada.

As diárias cobrem despesas com viagens, alimentação e hospedagem dos vereadores. A Casa tem recursos próprios, pois 6% da receita total do município são repassados ao poder legislativo para que possa bancar o pagamento dos salários dos vereadores, a manutenção da Câmara e o pagamento das diárias. Os gasto não são ilegais desde que sejam justificados.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) no município deveria investigar se vereadores realmente estão fazendo os cursos e se o conteúdo é de interesse público ou não. Acompanhar os gastos das diárias da Câmara de Vereadores de Quedas do Iguaçu, relativo à legalidade, transparência dos gastos sobre o cumprimento do princípio constitucional administrativo. “analisar se realmente os cursos estão sendo realizados, o objetivo na investigação é essa e também para não esquecermos da questão de constitucionalidade e moralidade dos gastos administrativos”.