sábado, maio 27, 2023

Paraná é o 3º estado que mais desmata Mata Atlântica

O Paraná está entre os três estados do país que mais desmata a Mata Atlântica. Entre os meses de outubro de 2021 e de 2022 foram desmatados mais de 2.800 (2.883) hectares no estado. Os dados são da Nova edição do Atlas da Mata Atlântica, estudo realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Além do mapeamento, a SOS Mata Atlântica realizou um sobrevoo em áreas de mata no Paraná, estado que segundo a fundação tem importantes florestas de araucárias, e nos últimos anos aparece entre os que mais devastam o bioma. Os sobrevoos mostram um padrão de desmatamentos menores, porém persistentes, na região.

No Brasil, em um ano, foram desmatados mais de 20 mil hectares do bioma, o que corresponde a mais de 20 mil campos de futebol. Cinco estados acumulam 91% do desflorestamento. São eles: Minas Gerais (7.456 ha), Bahia (5.719 ha), Paraná (2.883 ha), Mato Grosso do Sul (1.115 ha) e Santa Catarina (1.041 ha). O bioma Mata Atlântica é lar de quase 70% da população e responde por cerca de 80% da economia do Brasil, além de produzir 50% dos alimentos consumidos no país.

Ainda de acordo com o estudo, 0,9% das perdas se deram em áreas protegidas, enquanto 73% ocorreram em terras privadas, o que reforça  que a destruição das florestas acontece para dar lugar a pastagens e culturas agrícolas. A especulação imobiliária, nas proximidades das grandes cidades e no litoral, também é apontada como outra causa.

Um dos objetivos do estudo anual é que os municípios, inseridos nos limites da Lei da Mata Atlântica, possam organizar estratégias para conscientizar a população e realizar políticas para o monitoramento da vegetação natural.