Em 1951 surgiu o distrito |
Cantagalo completa neste dia 12 de maio 41 anos de emancipação política, mas sua história remota ao início do século passado quando os primeiros moradores acamparam em meio a mata.
Eram índios guaranis e caingangues que fugiam da fúria pelos desbravadores de Fortim Atalaia. Tropeiros Por volta de 1930, tropeiros começaram a fazer suas caminhadas em tropas de gado bovino, equino
e outros animais. Eles se dirigiam para Ponta Grossa e utilizavam
um caminho que tinha mais ou menos o mesmo traçado da atual BR-277. No percurso, que durava semanas, eles faziam suas pousadas para descansar e pernoitar em vários pontos, um deles era no local que mais tarde ficaria conhecido como Cantagalo.
Origem do nome
Conta a história que foram esses tropeiros que deram o nome ao local. Sempre que acampavam nas pousadas em meio ao matagal, eram despertados pela manhã com um galo cantando.
Durante anos essa localidade permaneceu estática, com apenas uma família dando atendimento aos viajantes que passavam pelo local. Com o tempo, no entanto, outras famílias se instalaram no local formando um pequeno povoado. Com isso, o local passou a ter mais movimento.
O pequeno povoado cresceu e muitas famílias passaram a construir suas casas e desbravar o local. Com uma vila já formada, no dia 14 de novembro de 1951 foi criado o Distrito de Canta Galo – na época o nome era separado –, que pertencia ao Município de Guarapuava.
A partir da elevação do povoado à condição de distrito, o progresso foi bem maior e houve várias tentativas de emancipar o distrito.
Por Luiz Carlos da Cruz